sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Peter Pan

O novo-nascimento não é o bastante. Precisamos crescer, nos tornar maduros e cada vez mais parecidos com Jesus (Efésios 4.13).



"Meninos são fáceis de serem agitados e levados de um lado para o outro. Meninos são facilmente manipulados. Basta vir uma onda mais forte, um vento mais furioso, um argumento – aparentemente – mais convincente, um presente mais bem embrulhado, uma recompensa mais imediata, uma palavra mais colorida e os meninos se deixam levar. Os meninos não se levam a si mesmos, mas são levados pelos outros. São carregados por todos os que simplesmente têm a intenção de carregá-los. Não é necessário muito malabarismo para levar as crianças. As crianças são atraídas por tudo o que parece bonito e traz satisfação imediata. Por isso não é difícil fazer com que os meninos troquem os tesouros do amanhã pelas bugigangas do presente, as promessas de Deus pelas promessas do diabo, a Palavra do Senhor pela palavra do homem, a cidadania nos céus pelos prazeres transitórios do pecado."

Gustavo Bessa
Fonte: http://blogdaana.wordpress.com/

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O Evangelho do Reino

Gente,

Este texto falou muito, muito ao meu coração.. . muito esclarecedor para nossa vida com Cristo: não deixe de ler
(enviadopor Sabrina do Bola)

O EVANGELHO DO REINO
Vamos ler o seguinte texto escrito por Paulo, o apóstolo, na carta aos gálatas:
Gl 1:6-9 "Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho, o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema".
Afinal de contas, existe outro evangelho? Parece que sim. Desde o início da Igreja começaram a ser pregados outros evangelhos, que Jesus não pregou nem os apóstolos pregaram ( distorções ). E hoje em dia isto não é diferente. É só olharmos para a igreja de hoje, muitos homens, muitas doutrinas, muitas palavras etc. Antigamente, usava-se muito a palavra crente referindo-se aos cristãos, e era sinônimo de seriedade, honestidade e integridade. Hoje, o nome mais comum é evangélico, entretanto, não carrega sobre o si o testemunho de outrora, existe até a terrível expressão de "evangélico praticante" nas bocas das pessoas.
Em Mt 28:18-20, depois que Jesus fez toda a sua obra, vivendo, morrendo e ressuscitando, Ele parece que conclui tudo isto no final do evangelho dando a grande comissão aos discípulos.
O livro de ATOS dos apóstolos nos mostra o cumprimento da ordem dada por Jesus. As cartas escritas no novo testamento são lembranças e exortações para esclarecer o ensino de Jesus às Igrejas.
O que Jesus pregou ? O que os apóstolos pregaram ?
Jesus não disse: "Ide, fazei reuniões, construções, escolas, discipulado, ...". Ele disse: "Fazei discípulos!".
O que é um discípulo para Jesus?
Qual a mensagem que produz discípulos?
Antes de responder a estas perguntas, é importante dizer que a palavra discípulo é a mesma coisa que santo, crente, cristão, convertido, entre outras. Entretanto, a palavra crente, por exemplo, aparece 16 vezes no N.T., enquanto que a palavra discípulo aparece 260 vezes.
A parábola do semeador
Mt 13:13:3-9;19-23
· Quando observamos a parábola do semeador, verificamos que existem 4 tipos de solo, mas quantas sementes? - Somente 1 (uma) semente foi semeada.
· Quem é o semeador? - Jesus · Qual é a semente? - A palavra do Reino
· Quem semeia pensa na colheita. Jesus, pensando na colheita que agradaria ao coração do Pai, semeia uma semente específica
· A Igreja do N.T. é a colheita da semeadura dos apóstolos. Compare a Igreja do 1o. século com a Igreja hoje. Existe alguma diferença? Por que a colheita está diferente da Igreja primitiva? - Por causa da semente.
Jesus semeava a palavra do Reino
Mt 4:23 "E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo".
Mt 9:35 "E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando toda sorte de doenças e enfermidades".
Mt 24:14 "E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim".
Lc 4:43 "Ele, porém, lhes disse: É necessário que também às outras cidades eu anuncie o evangelho do reino de Deus; porque para isso é que fui enviado".
Lc 8:1 "Logo depois disso, andava Jesus de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e iam com ele os doze"
Lc 16:16 "A lei e os profetas vigoraram até João; desde então é anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem forceja por entrar nele".
At 8:12 "Mas, quando creram em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus e do nome de Jesus, batizavam-se homens e mulheres".
At 19:8 "Paulo, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, discutindo e persuadindo acerca do reino de Deus".
At 20:25 "E eis agora, sei que nenhum de vós, por entre os quais passei pregando o reino de Deus, jamais tornará a ver o meu rosto".
At 28:23 "Havendo-lhe eles marcado um dia, muitos foram ter com ele à sua morada, aos quais desde a manhã até a noite explicava com bom testemunho o reino de Deus e procurava persuadi-los acerca de Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas".
At 28:30-31 "E morou dois anos inteiros na casa que alugara, e recebia a todos os que o visitavam, pregando o reino de Deus e ensinando as coisas concernentes ao Senhor Jesus Cristo, com toda a liberdade, sem impedimento algum".
Esta era a semente. Quando Jesus inicia seu ministério ele diz
Mt 3:2 "Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus."

Por que o Evangelho do Reino?
Nós vivemos num planeta enfermo:
Há uma doença pior que o câncer, que a AIDS : O Pecado
Há um remédio que Jesus trouxe para o pecado : O Evangelho do Reino
O que é o Pecado ?
Rm 5:12 "Portanto, assim como por um só homem ( Adão ) entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram"
Em Gênesis 3:1-17 vemos como esta doença entrou na raça humana:
"Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais".
O homem tinha comunhão perfeita com Deus
Relacionamento, alegria, sem preocupações, abundância.
O que o diabo ofereceu ? à Entendimento
Arriscaram tudo e desobedeceram pela oportunidade de viver por conta própria.
Eu vou ser o meu deus. à Independência de Deus
Ao pecar o homem se tornou independente e por isso inútil para o propósito de Deus.
O pecado não é o que o homem faz, É UMA ATITUDE INTERIOR, UM PRINCIPIO DE VIDA INTERIOR DE INDEPENDÊNCIA DE DEUS.
( Eu sou dono do meu nariz, ninguém manda na minha vida ).
Há uma diferença entre pecado e pecados:

O Pecado
Os Pecados
Atitude interior de amar a sua independência. (Gostar de ser senhor de si mesmo) Atos cometidos por uma pessoa independente de Deus (mentira, roubo, ira, adultério...)


A desobediência de Adão foi um fruto de sua rebelião interior. A Fábrica de pecados à Independência de Deus. Não é preciso fazer força para pecar, é natural.
O Remédio para o Pecado
Jesus trouxe o remédio para o pecado : O EVANGELHO DO REINO.
» O REINO que Jesus semeou é o FIM DA INDEPENDÊNCIA! Deixo de ser o dono da minha vida e Cristo Reina.
ARREPENDIMENTO è Deixo de ser independente e passo a ser dependente de Deus

» O Homem está perdido porque é rebelde, independente de Deus.
Conversão não é cortar galhos (pecados/atos), mas a raiz (pecado/atitude). Abandonar a independência. Mesmo que podemos os galhos, se não houver mudança de atitude eles voltam a brotar. ( continua sendo rebelde )

O Senhorio de Jesus Cristo
A morte de Jesus é uma parte do evangelho, mas existe mais.
Evangelho pregado hoje - aceite Jesus ...
Evangelho do Reino - Jesus, me aceite...
Muitas das pregações dos apóstolos falam da MORTE Jesus. Mas todas falam da RESSURREIÇÃO. Ela aponta, mostra que Jesus é o MESSIAS, o REI, que veio para ser o Senhor e Dono. Rm 14:9
At 2:38 - Arrepender (metanóia no original grego) significa mudança de rumo, mudança de atitude interior. Deixo de ser independente. Passo a ser dependente de Deus.
Mensagem de Jesus para os apóstolos: SEGUE-ME! Mc 8:34,35; Lc 14:33 Arrepender não é abandonar alguns pecados. É morrer para a minha vontade para fazer (e não para falar) a vontade do Pai.
O Evangelho do Reino não foi estabelecido para a salvar o homem, mas para agradar a Deus e colocar Jesus como Rei e Senhor.
» Jesus = Kyrios = Senhor ( Dono + Governante supremo + Máxima autoridade + etc) .
A mensagem JESUS É O SENHOR é muito pregada e cantada na igreja hoje, mas não tem muito significado, ou é apenas um desejo, um alvo a ser atingido algum dia.
Quando uma pessoa é salva, ela entra para o reino de Deus e está debaixo do governo de Jesus Cristo. Ela é salva da sua independência para ser dependente de Jesus.
O senhorio de Jesus não é uma opção para ser salvo, é uma condição.
Mt 16:24 "Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me".
Não podemos prometer a vida eterna para alguém que não foi tocado no seu ego ( no seu eu ) e continua independente de Jesus
O Jovem Rico
Mc 10:17-22 "Ora, ao sair para se pôr a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele e lhe perguntou: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? ninguém é bom, senão um que é Deus. Sabes os mandamentos: Não matarás; não adulterarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; a ninguém defraudarás; honra a teu pai e a tua mãe. Ele, porém, lhe replicou: Mestre, tudo isso tenho guardado desde a minha juventude. E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Uma coisa te falta; vai vende tudo quanto tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitos bens".
Era rico, possuía muitos bens
O Deus dele eram suas posses. Seu coração estava nelas.
Recebeu uma ordem e não obedeceu. ( "'Vai vende ..." )
Zaqueu
Lc 19:1-10 "Tendo Jesus entrado em Jericó, ia atravessando a cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, o qual era chefe de publicanos e era rico. Este procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, porque era de pequena estatura. E correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque havia de passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa; porque importa que eu fique hoje em tua casa. Desceu, pois, a toda a pressa, e o recebeu com alegria. Ao verem isso, todos murmuravam, dizendo: Entrou para ser hóspede de um homem pecador. Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado. Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido".
Era rico, proeminente.
Subiu numa árvore para ver.
Jesus MANDA e ele obedece sem questionar nada. Recebeu Jesus com alegria.
Ele se despojou de seus bens sem que Jesus tocasse no assunto.
Entendeu o que era ter Jesus como Senhor. Deixou de ser independente.
A renúncia é uma condição para se converter. (Ex.: A porta é estreita - não existe a porta média)
Nem Jesus nem os apóstolos usavam aquela famosa frase : "Quem quer aceitar Jesus como seu salvador ?" e sim : "Negue-se a si mesmo. Renuncie a tudo, inclusive a você" Eles pregavam uma submissão incondicional a Jesus.
Texto fora do contexto é pretexto
Tomar o Jugo
Se alguém quer ser agradado, mas não se está querendo agradar ao Rei, vai ler Mt 11:28 "vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei", sem ler o próximo versículo -29 : "tomais sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para vossas almas".
Qual era o jugo de Jesus? Fazer a vontade do Pai.
Confessar os Pecados 1Jo 1:9 "se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça", sem começar do versículo 7 : "se andarmos na luz como Ele está na luz, temos comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado". onde andar na luz significa uma vida transparente diante de Deus e dos irmãos, porque Deus estabeleceu a Igreja como meio para a cura e tratamento do caráter do discípulo de Jesus.
Por que quando Jesus ia transformar pedra em pão seria pecado (Lc 4:3), mas transformou água em vinho (bebida alcoólica, mesmo: Jo 2:10) e não era pecado? - Pecado é não fazer o que agrada a Deus. Até o bem pode ser pecado, se Deus não mandou fazer.

Evangelho do Reino X Evangelho de Ofertas
Evangelho das Ofertas: Evangelho do Reino:
A pregação de todas as promessas e bênçãos de Deus sem as demandas (as exigências e condições) do reino colocadas por Jesus, o 5º Evangelho segundo os santos evangelhos, ou seja somente os textos sublinhados. Ex.:
Lc 12.32 ð promessa
Lc 12.33 ð demanda
Mt 11.28 ð promessa
Mt 11.29 ð demanda Existem promessas, mas também existem condições, exigências. Crer sem obedecer é ter uma fé morta, inoperante: vinde a mim não tem valor sem tomai o meu jugo. Ex.:
Mt 4.23
Mt 9.35
Lc 14.33 (ver o jovem rico)
At 28.31
Mc 8.34-36
O homem e a felicidade do homem é o centro da mensagem. O evangelho das ofertas impõe condições à Deus para o servi-lo. Jesus, sua vontade, sua autoridade e seu reino é o centro da mensagem. O homem deve buscar a Deus e sua vontade. A felicidade é um subproduto (uma conseqüência) Rm 12.1-2.
Deus não é Senhor é um servo a serviço do homem. Deus é Senhor e nós somos os servos.
Condição para ser salvo: aceitar a Jesus Cristo como o seu salvador. Condição para sermos salvo: submeter ao senhorio de Cristo. Hb. 5.9 ; At 2.38 ; Mt. 7.21-23.
Conversão sem compromisso. Conversão com as condições para ser um discípulo. Lc. 14.26,27.
Consagração (dedicação total da vida a Deus) é um passo opcional e progressivo depois da conversão. Consagração é conversão, conversão é consagração Lc 9.57-62
O Reino é no futuro, na 2º vinda de Cristo. O Reino é presente e futuro. Cl 1.13.
O reino é no céu. O reino é o governo de Deus em nossas vidas: Aqui e Agora Mt 6.10


Qual evangelho vivemos? Que semente estamos plantando?
Que o Espírito Santo nos dê graça e coragem para viver e proclamar o evangelho que Jesus nos trouxe. Amém!

sábado, 9 de outubro de 2010

Cafetões da Fé

"Jesus não morreu na cruz,

não recebeu golpes,

não foi perfurado

para que pudéssemos dirigir rolls royces"

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Jéu e o bezerro de ouro

O texto de Gabri leva-nos a reflexões: estamos acomodados aos nossos "bezerros de ouro"? leia e avalie a si próprio...


Hoje me deparei com uma passagem que me fez refletir: “Porém Jéu não deixou os pecados de Jeroboão, filho de Nebate, com que fez Israel pecar, a saber, dos bezerros de ouro, que estavam em Betel e Dã” (2 reis 10:29). Pode até parecer uma passagem vazia e sem sentido, mas me fez pensar um pouco na minha vida e como eu tenho reagido com as coisas que estão ao meu redor.
Jéu é mais um dos reis de Israel que é descrito no livro dos Reis no antigo testamento. Foi de grande astúcia a sua estratégia de enganar os seguidores de Baal, afirmando que cultuaria muito mais Baal do que Acabe. Ele reuniu todos os servos, profetas e sacerdotes de Baal, não deixando faltar ninguém, com um único propósito de matar todos de vez e exterminar a adoração de Baal de Israel.
Posso até me arriscar em dizer que é Baal não só foi como ainda é um dos deuses mais adorados de hoje. A adoração a Baal, surgiu em meio a confusão relativa a identificação dos deuses, já que cada lugar adorava um deus, mas em cada lugar estes possuíam nomes diferentes e por isso resolveram unificar essa adoração e chamar esse deus de Baal, já que o seu significado é senhor. Se tornou mais fácil então acabar com a confusão de se adorar a quem não se sabia e se tornou mais fácil adorar ao deus Baal.
É um fato que temos ou já tivemos muitos senhores em nossas vidas e quando possuímos muitos senhores se torna difícil identificarmos a quem temos servido. Poderia fazer uma lista enorme, com milhares de senhores que tive ou que tenho na minha vida e acho que se você parar para pensar um pouco também poderia fazer o mesmo. Parece que a todo o momento possuímos uma força dentro de nos que nos faz acreditar que possuímos a necessidade de seguir a algo latente, algo que possamos ter um contato mais direto, ou que preencha de forma mais efetiva as nossas necessidades ou desejos. É muito fácil lidar com o óbvio, com o que está em nossa frente. Jéu fez isso ao lidar com Baal que era o principal problema que ele precisava resolver. Eu também fiz isso quando percebi que estava perdendo tempo e que não tinha como fugir dos caminhos do Senhor Jesus. Nesse exato momento admito, em minha mente, que preciso lidar com “senhores” que existem em minha vida, admito que por não conseguir visualizá-los de forma clara me rendo a dificuldade em lidar com o que não consigo enxergar. O problema é que quando não lidamos com o obvio, com o aparente, praticamente sucumbimos, vamos “a lona” com nosso sentimento de impotência, de frustração por não conseguirmos pensar em nada que possamos instintivamente fazer e resolver a nossa “parada”.
Jéu destruiu o que era óbvio. Jéu destruiu o templo de Baal e matou todos os seus seguidores, resolvendo o principal problema de Israel, mas não lidou com o que não era evidente que era destruir os bezerros de ouro. Jéu se aproximou dos caminhos do Senhor, ao destruir tudo aquilo que principalmente afastava a adoração de Israel ao verdadeiro Senhor, mas se afastou dos caminhos do verdadeiro Senhor, ao não destruir aquilo que não evidentemente ou até “inocentemente” afastava a adoração do povo de Israel. A adoração aos bezerros de ouro deveria ser tido como algo menos importante e talvez até como algo superficial, ou até tido como um costume sem muita importância, uma adoração “inocente”, justificada pelas necessidades de se acalmar os anseios e desejos do povo de Israel. Para mim, Jéu pormenorizou a adoração dos bezerros de ouro e provavelmente julgou que não era necessária a mesma atitude que teve em relação a Baal.
Não sei se por ser jovem ou se por supostamente ainda estar em fase de “formação”, parece que a todo momento, ouço sussurros em meu ouvido dizendo que os problemas que possuo em minha vida são normais e que um dia tudo isso passa. Já destrui o Baal em minha vida. Não sirvo mais aos vícios que já servi ao mundo, não preciso mais sentir adrenalina ou de uma dose de aceitação própria para me sentir bem. Não possuo nenhum Baal que afaste a minha adoração ao verdadeiro Deus, mas lendo essa passagem comecei a pensar que parece que tenho uma grande tendência a me acomodar com os “bezerros de ouro” em minha vida. Parece que temas tão polêmicos, como masturbação, conflitos interiores, ou coisas mais simples como a falta de amigos, ou até o sentimento de ser mal amado ou se sentir abandonado, são problemas imediatamente justificados através da síndrome de Gabriela “Eu nasci assim e vou morrer assim” ou de que são coisas que não podemos fazer nada para mudar, que é assim e acabou. A isso ainda contribuiu, o fato das pessoas nos dizerem, a todo o momento, que nos aceitam como somos, que já se acostumaram com o nosso jeito de ser ou que do jeito que estamos está ótimo, ou com a enxurrada de elogios de que somos uma benção e quão bom seria se todos fossem iguais a nos. Esse tipo de coisa, em vez de nos ajudar, faz-nos afogar em uma ilusão de que um dia, apenas um dia, seja ele próximo ou distante, subitamente as coisas irão mudar.
Nesse momento ecoa do fundo do meu coração um grito. Um grito talvez bem fino e sem força. Mas um grito que diz que não importa se sou jovem, não importa se sou cheio de falhas, não importa se tudo parece muito difícil ou até impossível. Um grito que parece repetir inúmeras vezes que não importa se já matei os senhores da minha vida, mas que eu preciso acordar, sair da minha acomodação e lidar com as cosias que eu tenho tratado como de menor importância. Sinto como se acordasse de um sono profundo e só agora conseguisse perceber como tudo isso tem me afetado poderosamente a minha vida. Estou cansado de ter que lidar, dias após dia, com a minha necessidade de me sentir mais amado e com minha necessidade de chamar atenção. Estou cansado, de muitas vezes cometer infantilidades. só pelo fato de me sentir como uma criança pequena que tomou um não de seu pai, ou que se aborreceu por não ter o seu pedido prontamente atendido. Estou cansado de tudo ao meu redor insistentemente tentar me convencer que é melhor e mais fácil me acomodar e me acostumar com os meus “bezerros de ouro”, já que não posso fazer nada em relação a eles.
Não sei o que passa na sua cabeça ao ler esse texto, mas por mais que eu venha a falhar ou que venha a ser rotulado por ser mais um que tentou e não conseguiu, mesmo assim me proponho neste momento a fazer algo diferente. Me proponho, a admitir que errei e que preciso lidar com meus problemas que não são tão evidentes e seguir tentando, me esforçando, perseverando, na minha luta contra esses problemas. Tudo isso para que ao final da minha jornada, não venha a me lamentar por ter sido igual à Jéu que por uma coisa boba, uma coisa que facilmente poderia ser resolvida, solucionado, mas marcou a sua historia e o fez não ter o cuidado de andar sinceramente na lei do Senhor (v.31). Seja como for, buscarei agora aniquilar os “bezerros de ouro”, enquanto ainda há tempo.
Gabriel Ribeiro

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Arquivo Secreto

Foto:J.Coutinho


Arquivo Secreto


Você  já  imaginou  que Jesus assumiu  todas  as  imudíceis que  fizemos  como sendo  Ele  quem  fez?  que  cada  mínimo pecado nosso  foi  atribuído  a  Ele?
No estado em que me achava, meio acordado, meio dormindo, me vi dentro de uma sala. Não existia nada de interessante nela, exceto uma parede cheia de gavetas para cartões. Aqueles cartões que existem em bibliotecas públicas, de arquivo de livros, etc. Mas estes arquivos, além de irem do chão ao teto, pareciam não ter fim e tinham também títulos bem diferentes.
Quando me aproximei destes arquivos, o primeiro título a me chamar atenção foi "Garotas de quem eu gostei". Abri-o e comecei a ver os cartões um por um, para logo fechar a gaveta, surpreso em reconhecer os nomes ali escritos.
De repente, sem ninguém precisar me dizer, descobri onde estava. Esta sala sem vida, era, na realidade, o catálogo da minha vida. Aqui estava tudo organizado por ações, todos os meus momentos, grandes e pequenos, em detalhes que minha mente não podia acompanhar. Um senso de curiosidade e espanto, misturado com horror surgia dentro de mim ao abrir cada gaveta para descobrir seu conteúdo. Algumas me traziam belas alegrias e contentamento, saudade e memórias. Outras me traziam uma vergonha tão grande que olhei por detrás de mim para ver se havia alguém me espiando. O arquivo intitulado "Amigos" estava ao lado do arquivo "Amigos que traí". Os títulos iam do mero mundano à extrema loucura: "Livros que li", "Mentiras que contei", "Conselhos que dei", "Piadas das quais ri". Alguns eram hilariantes devido à sua exatidão: "Coisas que gritei aos meus irmãos". Em outros não havia a menor graça: "Coisas que fiz quando estava com raiva", "Palavras que proferi contra meus pais por trás deles". Eu não parava de me surpreender com cada conteúdo que se apresentava. Alguns arquivos tinham normalmente mais cartões do que eu esperava. E outras vezes, menos do que eu sonhava. Eu estava estupefato com o volume de coisas que fiz durante minha curta vida. Como eu pude ter tido o tempo necessário para escrever esses milhões e milhões de cartões, cada um em sua exatidão?!? Mas cada cartão confirmava uma verdade. Cada um deles eu havia escrito com meu próprio punho e constava a minha assinatura em todos.
Quando puxei o arquivo "Erros que cometi", vi que o arquivo crescia para conter todo o seu conteúdo. Depois de puxar uns 4 ou 5 metros resolvi fechá-lo mais envergonhado do que nunca. Não somente pela qualidade depravada do seu conteúdo, pelas pessoas que magoei e também pelo vasto tempo perdido em minha vida que todo aquele arquivo representava.
Cheguei então num arquivo intitulado "Atitudes imorais". Senti um calafrio percorrer todo o meu corpo. Abri a gaveta somente um pouquinho, pois não estava a fim de testar o tamanho, e tirei um dos cartões. Fiquei todo arrepiado com o conteúdo. Senti-me muito mal em saber que estes momentos haviam sido gravados. Uma raiva animal tomou posse de mim. Um pensamento então me disse: "Ninguém deve saber da existência desses cartões! Ninguém deve entrar nesta sala! Tenho que destruir tudo!". Em frenéticos e loucos movimentos puxei uma das gavetas, estendendo metros e metros de conteúdo infinito. O tamanho do arquivo não importava. Nem o tempo que eu levaria para destruí-lo.
Quando a gaveta saiu, joguei-a no chão, de cabeça para baixo, e descobri que todos os cartões estavam grudados! Fiquei desesperado e peguei um bolo de cartões para rasgá-los. Não consegui. Peguei um só então. Era duro como aço quando tentei rasgá-lo. Derrotado e cansado, retornei a gaveta de volta ao seu lugar e encostando minha cabeça contra a parede, deixei um triste suspiro sair de mim.
Foi então que eu vi: um arquivo novo, como se nunca tivesse sido usado. A argolinha para puxar brilhando de limpa debaixo do título "Pessoas com quem falei de Cristo." Puxei o arquivo - 5 centímetros de comprimento. Eu podia conter os cartõezinhos em minha mão. Aí, então, as lágrimas vieram. Comecei a chorar. Soluços tão profundos que machucavam meu estômago e me faziam tremer todo. Caí de joelhos e chorei mais e mais. Chorei de vergonha, de pura vergonha. A infinita parede de arquivos, já embaçada pelas minhas lágrimas olhava de volta para mim, imóvel, insensível. Pensei: "Ninguém pode entrar aqui. Tenho que trancar esta sala e destruir ou esconder a chave."
Quando tentava enxugar as lágrimas eu O vi. Não! Ele não! Não aqui! Todo mundo, menos Jesus! Olhei-O, sem poder fazer nada, enquanto ele aproximou-se das gavetas e começou a abrí-las, uma por uma, lendo os seus conteúdos. Eu não podia ver a qual era a Sua reação. Nos momentos em que tomava coragem suficiente para olhar em Seu rosto, eu via uma tristeza bem mais profunda do que a minha. E parece que Ele ia exatamente nos piores títulos. E Ele tinha que ler cartão por cartão? Finalmente, Ele virou-se e ficou me olhando, desde o outro lado da sala onde estava. Olhou-me com dó em Seus olhos. Não havia nenhuma raiva. Abaixei a cabeça e comecei a chorar, cobrindo minha face com as mãos. Ele andou até mim, abraçou-me, mas não me disse nada. Ah! Ele poderia ter dito tantas coisas! Mas não abriu a boca. Simplesmente chorou comigo.
Depois, levantou-se e dirigiu-se para a primeira fila de arquivos. Abriu a primeira gaveta, numa altura que eu não alcançava, tirou o primeiro cartão e assinou o Seu nome. E assim começou a fazer com todos os cartões. Quando percebi o que Ele estava fazendo gritei "Não!" bem alto, correndo em Sua direção. Tudo o que eu podia dizer era: "Não!" "Não!". Seu nome não deveria estar nestes cartões. Mas ali estava, escrito num vermelho tão rico, tão escuro e tão vívido. O nome de Jesus cobriu o meu. Estava escrevendo com Seu próprio sangue. Ele olhou para mim um tanto triste e continuou a assinar. Nunca entenderei como Ele assinou todos os cartões tão depressa, pois quando me dei conta, Ele já estava ao meu lado. Colocou a mão no meu ombro e disse-me: "Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões, e dos teus pecados não me lembro", "Está consumado." Levantei-me e Ele levou-me para fora daquela sala. Não existia fechadura na porta, e ainda existem muitos cartões a serem escritos...
Se você se sente da mesma maneira, ainda há tempo de você mudar, e deixar Jesus usá-lo como instrumento para que o Seu amor possa tocar em outras vidas.


Meu arquivo "Pessoas com quem falei de Cristo" está um pouquinho maior agora.


Autor  desconhecido.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Os Buracos que Ficam


"Tomará alguém fogo em seu seio sem que seus vestidos não queimem? Ou andará alguém sobre as brasas sem que queimem os seus pés?" (Pv 6: 27,28).


Certo pai usava uma lição objetiva para ensinar a obediência a seu filho. Quando o rapaz se comportava mal, o pai pregava um prego na porta do celeiro de sua fazenda. Quando o rapaz obedecia muito prontamente, o pai tirava um prego que havia colocado anteriormente. O rapaz percebeu então o que se passava e resolveu a partir daquele instante se esforçar para tirar todos os pregos que estavam na porta, através da melhora de seu comportamento, tornando-se extremamente cuidadoso em suas atitudes e conduta. Um por um os pregos foram tirados. Um dia ele foi com seu pai retirar o último prego que havia na porta. Quão feliz ele estava! "Olhe papai", ele exclamou, "não ficou mais nenhum prego na porta!" "Não filho, não há mais nenhum prego", o pai respondeu, "mas olhe os buracos que eles deixaram".