quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Jesus, a Palavra


"E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores" Ap 19.13-16

Antes eu pensava em Deus como minha irmã: um Deus vingativo, pronto para castigar e ferir, que colocava a justiça acima do amor, e, com raiva, consumia tudo.

Essa era minha visão de Deus.

Um dia coloquei em minha cabeça que para seguir Jesus e entender as coisas de Deus eu precisava entender que Deus é bom e NELE não há mal algum. Com certeza esse pensamento foi puro convencimento do Espírito Santo porque, a partir disso, em todas as passagens da Bíblia que mostrava um Deus sanguinolento eu conseguia compreender a bondade atrás disso.

Explico usando essa passagem em negrito no versículo acima: "...da sua boca saia uma aguda espada, para ferir com ela as nações..."

Fora do contexto isso parece terrível! Dentro do contexto é mais uma das milhões de expressão do amor de Deus por nós.

Vamos passear na Palavra:
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens." Jo 1.1-4
"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." Jo 1.14


Em algumas traduções no lugar de Verbo temos Palavra. Voltando para Apocalipse temos: "..o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus" Ou seja, Jesus é a própria palavra de Deus, por meio de que tudo se fez:

"E disse Deus: Haja luz; e houve luz...
E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas....
E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar...." Gn 1
Deus fez o mundo por meio da Palavra, do Verbo, daí podemos entender um pouco o Poder das Palavras e não brincar com elas.
Em Efésios 6.17 encontramos de novo a "Palavra":
"Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus"

E aqui já podemos começar a entender a frase que gerou toda essa volta na Bíblia.
Jesus ta no princípio e está no fim. Literalmente ELE está em Genêsis e em Apocalipse.
Deus fez o mundo usando o poder se sua Palavra (Gn) e Jesus é a própria Palavra (Jo e Ap).
A Palavra é uma das armas que Deus nos deu, junto com todas as outras da armadura (Ef).
Como Jesus é a própria Palavra e da sua boca saia uma aguda espada isso só testifica o que já sabemos que ELE é, o Verbo.
Quando Jesus estava aqui na Terra ELE não usou nenhum artifício bélico e movimentou o maior exército do mundo para persegui-lo, o exército romano, o grande conquistador de muitas nações. Porém, o exército romano caiu e Jesus, utilizando apenas a palavra, conquistou o mundo inteiro, não apenas algumas nações, mas ELE se tornou o Senhor de todas as nações (Rei dos Reis - Ap 19.16b). E essa é justamente a aguda espada que saia de sua boca: a pregação do evangelho.
Quando na Bíblia diz que, com ela, ELE feriu as nações, não quer dizer, em hipótese alguma, o que nossos olhos são condicionados a olhar e relacionar "ferir" com sangue, morte, mas está relacionado com o que está presente no próprio texto: "espada".
Uma espada fere. O que Jesus disse quando estava aqui na Terra não agradou todo mundo e foi exatamente por isso que ELE foi perseguido, preso, torturado e morto. E, exatamente porque foi morto, ELE venceu as nações!
E é, justamente, isso que quer dizer essa passagem:
"...da sua boca saia uma aguda espada, para ferir com ela as nações..."
que é com o Evangelho que Jesus venceu e vencerá as nações, pois, sendo Rei dos Reis, vai chegar o dia que ELE voltará para reinar e trazer com ELE as recompensas (vida eterna) e dá-las de acordo com o que cada um fez. (Ap 22.12)
Lembrando que não importa se você acredita ou não: Deus existe! E o que ELE prometeu vai se cumprir. Glória a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário