terça-feira, 27 de julho de 2010

A Graça Que Vivo, Mas não Sei Explicar


Não acho que eu escreva muito bem, mas acho que nunca custa nada tentar, mas como falar de algo que não consigo explicar? Pensei em talvez contar algumas experiências ou apenas resumir o meu texto ao fato de que eu vivo, mas não sei explicar. Qualquer palavra hoje pode ser facilmente conceituada por um dicionário qualquer. Mas entender a essência ou conseguir explicar algo sem que consigamos tocar, cheirar, sentir ou ver é algo muito difícil, para não dizer impossível. Basta que você nesse momento tente se explicar sobre o que é o ar, sem se utilizar de explicações cientificas. A graça de forma bem simples é conceituada como um favor não merecido. A graça é algo que não merecemos. É como se recebêssemos um presente que na verdade não deveria ser nosso, mas que mesmo assim o recebemos e o aceitamos. Tudo que deriva da palavra graça é tido como algo bom e maravilhoso.

Sempre me lembro de uma frase de um escritor chamado Philip Yancey: “Qualquer coisa que nos faça sentir superiores às outras pessoas, qualquer coisa que nos tente a exibir um senso de superioridade é gravidade, e não graça”. A graça não é algo que recebemos para sermos superiores ou para nos gabarmos. A graça é algo que nos leva a dependência, ao reconhecimento de que realmente existe algo superior, é algo que nos faz tocar de que somos apenas meras criaturas. Vivemos hoje em uma verdadeira corrida como o tempo, o que tem nos levado a cada vez mais a nos distanciarmos de tudo ao que está ao nosso redor e a cada vez mais achamos que o nosso umbigo é o centro do mundo. Esse nosso estilo de vida cada vez mais tem nos afastado da verdadeira Graça e conseqüentemente, temos nos afastado de Deus.

A graça de Deus não é um acessório que encontramos em nosso guarda roupa junto com as nossas roupas. A graça é um dom de Deus, não é algo que daria para nos entendermos. É pela graça que alcançamos a o arrependimento, o amor, a cura, o perdão e a regeneração. A graça como muito bem coloca Yancey, não justifica o pecado, mas resguarda o pecador, ela é chocante e escandalosa. Ela abala nossas convenções com sua insistência de chegar perto dos pecadores e tocá-los com misericórdia e esperança. Ela perdoa o cônjuge infiel, o racista, o corruptor de crianças. Ela ama o viciado que contraiu AIDS tanto quanto o cobrador de impostos do tempo de Jesus.

Temos tido sede sem sabermos que é a graça que pode saciar a nossa sede. A graça nos faz sentir completos e amados, já que temos o Deus que nos ama de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que fossemos retirados da condenação e pudéssemos alcançar a salvação. Não existe maior expressão da graça do que isso, um Deus que abriu mão da sua divindade e de tudo que possuía, se humilhando, para que pudéssemos ser salvos. Não sei se você conseguiu entender o que é a graça, mas não se importe em entender, busque sentir e viver a Graça de Deus em sua vida.


Gabriel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário